Secretaria de Estado da Mulher – SM

Para o pleno desenvolvimento da crianças é importante que o seu cuidador, que na maioria dos casos é a mulher, esteja bem emocionalmente, fisicamente e financeiramente.  Diante disso, a Secretaria de Estado da Mulher disponibilizou diversos projetos voltados para a mulher, e as mulheres do Programa Criança Feliz Brasiliense que desempenham suas funções de cuidado com a criança, também se inserem nas oportunidades ofertadas pela Secretaria. Veja abaixo!

 

 Nome  da ação/projeto – Projeto OPORTUNIDADE MULHER

O que é? Projeto de apoio para a conquista da autonomia econômica através do oferecimento de capacitação, orientação e formação de Rede.  São oferecidas oficinas virtuais, três vezes por semana, gratuitas, transmitidas pelo canal do You Tube da SMDF em temas variados como empregabilidade, gestão de negócios, empreendedorismo feminino, desenvolvimento humano e social, geração de renda. Possui uma videoteca – “Videoteca” do Oportunidade Mulher” com vídeos disponíveis para acesso  gratuito, 24h.

Para que público? Mulheres  – adolescentes, jovens, adultas e idosas

Mais informações:

 

 

 

Nome  da ação/projeto – Espaço EMPREENDE MAIS MULHER

O que é? Espaço privilegiado de acesso das mulheres aos projetos e programas do eixo da autonomia  econômica da SMDF. Oferece acolhimento e acompanhamento psicossocial, elaboração de um plano personalizado para o apoio e encaminhamento para a cursos de capacitação, para a inserção no mercado de trabalho, para o empreendedorismo e para projetos e oportunidades de geração de renda. A equipe oferece atendimentos, palestras e oficinas para o desenvolvimento de competências socioemocionais, habilidades coorporativas e para a vida.

• EMPREENDE MAIS MULHER I  – Espaço físico localizado em Taguatinga, acima da Agencia do Trabalhador. Possui laboratório de informática, com acesso a Rede de internet,  sala para a transmissão de vídeos e acesso a videoteca do Oportunidades Mulher permitindo o agendamento para assistir as oficinas no espaço. Foi totalmente adaptado as normas de biossegurança da OMS.

• EMPREENDE MAIS MULHER II  – Espaço físico localizado na Ceilândia, nas dependências da Casa da Mulher Brasileira. Possui ampla estrutura para oferecer capacitações – auditório, laboratório de informática, com acesso a Rede de internet,  sala para a transmissão de vídeos e acesso a videoteca do Oportunidades Mulher permitindo o agendamento para assistir as oficinas no espaço. Totalmente adaptado as normas de biossegurança da OMS.  Receberá uma cozinha Industrial para cursos de gastronomia.

  • EMPREENDE MAIS MULHER Itinerante – Unidade móvel – ônibus da Mulher  – oferecimento de palestras, oficinas para mulheres nas regiões administrativas do DF e na área rural.

Para que público? Mulheres  – adolescentes, jovens, adultas e idosas

Mais informações:

  • Acesso livre. Disponibilizamos a agenda semanal no site da SMDF e nas Redes Sociais da secretaria – @secmulherdf
  • As inscrições para o acesso aos projetos e programas oferecidos nos Espaços Empreende Mais Mulher podem ser feitas acessando o link: https://forms.gle/WpwWwvtMoFfkcU8P8

 

 

Nome  da ação/projeto: Projeto MULHERES HIPERCRIATIVAS

O que é? Projeto desenvolvido através de uma parceria com a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal e a Organização dos Estados Ibero-americanos –OEI. Tem como objetivo a promoção do desenvolvimento socioeconômico de mulheres jovens em situação de vulnerabilidade social, com foco na capacitação, criação de rede e acesso ao mercado de trabalho. O projeto prevê disponibilização de capacitações na área da economia criativa, para 4000 mulheres que serão oferecidas por 32 professoras facilitadoras, selecionadas  e remuneradas pelo projeto. As capacitações virtuais gratuitas são com carga horária de 10, 20 e 40 horas respectivamente, são voltadas para a gestão de negócios e o empreendedorismo nos ramos da beleza, gastronomia, gestão financeira, literatura, marketing, fotografia, moda e organização de eventos. As mulheres atendidas contarão ainda com o apoio e a mentoria de Embaixadoras criativas que são mulheres já bem sucedidas no ramo do empreendedorismo e empresariado local.

Para que público? Mulheres  – adolescentes, jovens, adultas e idosas

Mais informações:

 

 

Nome  da ação/projeto: Projeto VITRINE COLABORATIVA

O que é? Apoio para a formação de Redes de Mulheres para a geração de renda através da perspectiva da economia solidária. O projeto prevê o apoio para demonstração e vendas de produtos e serviços através de um perfil no Instagran. As mulheres participantes tem acesso a capacitações, através de oficinas virtuais e presenciais, na temática da gestão de negócios e comércio no mundo virtual e economia solidária. Foi elaborado para apoiar as mulheres facilitadoras voluntárias, participantes do projeto Oportunidade Mulher e para as mulheres do Fórum Distrital do Campo e do Cerrado para o empreendedorismo virtual.

Endereço do perfil –  @colaborativavitrinedf

Para que público? Mulheres  – adolescentes, jovens, adultas e idosas

Mais informações: