O que é?

O que é o Programa Criança Feliz Brasiliense? É um programa intersetorial com a finalidade de apoiar as famílias em seu papel protetivo, além de ampliar a rede de atenção e cuidado para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Para isto, tem como principais ações as visitas domiciliares e a articulação entre políticas públicas

 

Quem pode participar?

  • Gestantes do Cadastro Único;
  • Crianças de 0 a 3 anos do Cadastro Único;
  • Crianças de 0 a 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Crianças de 0 a 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990.

Atenção! A família interessada em participar do Programa deve ter inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.

 

A família recebe recursos financeiros durante a participação? Não há repasses financeiros para as famílias participantes.

 

O que a família ganha ao participar? Além de auxiliar no desenvolvimento integral da criança e no fortalecimento de vínculos, a família será o público prioritário de outras políticas públicas destinadas à primeira infância, uma vez que já estarão mapeadas e identificadas.

 

Qual é a frequência das visitas?

  • UMA visita domiciliar por mês para gestantes e suas famílias;

 

  • QUATRO visitas por mês para cada criança de 0 a 3 anos e suas famílias;

 

  • DUAS visitas por mês para cada criança de 3 a 6 anos e suas famílias e que recebem o Benefício de Prestação Continuada – BPC.

 

Duração média da visita: 45 minutos (para cada indivíduo acompanhado) Durante a PANDEMIA, a família pode optar pelo acompanhamento presencial ou remoto.

 

Tem interesse em participar? Se tem interesse e atende aos requisitos, basta solicitar agendamento pelo telefone 156, opção 1, ou pelo site da Sedes, no www.sedes.df.gov.br e agendar o atendimento socioassistencial na sua região para ter maiores informações sobre o Programa e a disponibilidade de vaga.

 

Mas atenção, por enquanto o programa será oferecido apenas nas seguintes Regiões Administrativas: Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Samambaia, Estrutural, Taguatinga, Santa Maria, São Sebastião, Riacho Fundo II , Sobradinho I e II, Fercal, Paranoá, Itapoã e Varjão.

 

Casa Civil do Distrito Federal - CACI
Palácio do Buriti,Zona Cívico-Administrativa, Praça do Buriti, Brasília – DF, CEP 70075-900.