Secretaria de Cultura e de Economia Criativa do Distrito Federal-SECEC

 

Nome da ação/projeto – Edital Brasília Multicultural – Categoria Cultura de Todo Jeito – Área: Primeira Infância

O que é? Seleção no valor total de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) para pelos menos 26 vagas para propostas culturais voltadas para a primeira infância.

Para que público? Crianças na primeira infância (0 a 6 anos) residentes no Distrito Federal.

Mais informações: As propostas podem contemplar uma ou mais etapas da cadeia produtiva, estando livres para propor quaisquer formatos, atividades ou ações, desde que envolvam uma ou mais áreas culturais mencionadas no Edital, e desde que estejam de acordo com as normas vigentes que tratam da Primeira Infância.  As inscrições ficam abertas no período de 14 de maio e 18 de junho de 2021 e, a previsão de realização das atividades serão a partir de janeiro de 2022.

Para maiores informações, acesse o site da Secretaria de Cultura e de Economia Criativa do Distrito Federal: http://www.cultura.df.gov.br/fac-brasilia-multicultural-aporta-r-5364-milhoes-e-impacta-economia-criativa-do-df/.

Confira na íntegra o EDITAL Nº 6/2021 http://www.cultura.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/04/Edital-6-FAC-Brasilia-Multicultural.pdf e http://www.fac.df.gov.br/wp-content/uploads/ANEXO-III-Descri%C3%A7%C3%A3o-da-Categoria-Cultura-de-Todo-Jeito.pdf

 

Nome da ação/projeto: I Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil

O que é?: Seleção de 30 obras inéditas, de autoria de crianças e jovens para compor a coletânea de poesias “A Mala do livro, uma viagem na cultura.”

Para que público?: Crianças e jovens residentes no Distrito Federal ou na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE) podem concorrer ao prêmio nas categorias Infantil (6 a 12 anos), Juvenil (13 a 17 anos) e Pessoas com Deficiência (6 a 17 anos).

Mais informações: As 30 poesias selecionadas serão publicadas em coletânea nos formatos e-book, livro impresso, em Braille e/ou áudio-livro. Além de 10 exemplares da obra impressa, os autores das poesias classificadas nos três primeiros lugares de cada categoria receberão, do primeiro ao terceiro colocado, respectivamente, um smartphone, um tablet e um leitor de e-book. Os demais selecionados ganham certificado de participação e dois exemplares da coletânea. As inscrições ficam abertas entre no período de 30/04/2021 a 30/05/2021.

Para maiores informações, acesse o site  da Secretaria de Cultura e de Economia Criativa do Distrito Federal: http://www.cultura.df.gov.br/premio-candanguinho-vai-selecionar-30-poesias-de-criancas-e-jovens-do-df/. ​Confira na íntegra o EDITAL Nº 5/2021 http://www.cultura.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/04/Edital-5-Candanguinho.pdf

 

Nome da ação/projeto: Programa Mala do Livro

O que é?: O Programa Mala do Livro nasceu em 1990 e coordena ações que promovem a leitura em comunidades de pouco ou nenhum acesso a bibliotecas públicas e tem como base minibibliotecas residenciais instaladas em caixas-estantes de madeira que comportam até 200 livros, entre volumes literários, dicionários, gramáticas e gibis.

Para que público?: Comunidade em geral, crianças, adultos e idosos.  Sendo que o público alvo são pessoas de baixa renda, desprovidas de espaços culturais e instituições que desenvolvem projetos culturais e ou de incentivo à leitura.

Mais informações:   A Biblioteca Nacional de Brasília – BNB, conta ainda com um Espaço Infantil e oferece atividades educacionais e recreativas para até 20 crianças de 04 a 10 anos, mediante prévio agendamento. O espaço é equipado com computadores, livros infantis, mobiliário e instalações interativas próprias para jogos e atividades lúdicas e de leitura.

Para maiores informações, acesse o site  da Biblioteca Nacional de Brasília – BNB: http://www.bnb.df.gov.br/  e no Instagram: @maladolivro.

Casa Civil do Distrito Federal - CACI
Palácio do Buriti,Zona Cívico-Administrativa, Praça do Buriti, Brasília – DF, CEP 70075-900.