Secretaria de Estado de Educação – SEE

Projeto IX Plenarinha: Musicalidade das Infâncias: de cá, de lá, de todo lugar.

O que é? A Plenarinha da Educação Infantil é um projeto pedagógico desenvolvido ao longo do o ano letivo, e desde 2013, em todas as Unidades Escolares Públicas e Instituições Educacionais Parceiras que ofertam Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover a escuta atenta, sensível e intencional às crianças acerca de suas necessidades e interesses e, para que elas possam anunciar sua visão de educação e de mundo, expressando como compreendem a realidade que as envolve.

Por meio de uma enquete, enviada às escolas, todos os anos a DIINF propõe temas que serão abordados a cada edição, sendo que a IX Plenarinha o tema mais votado foi: Musicalidade das Infâncias: de cá, de lá, de todo lugar.

Projeto: O Brincar como direito dos bebês e das crianças

O que é? O projeto O brincar como direito dos bebês e das crianças, está inserido no Programa Virando Jogo da SEEDF e visa promover ações capazes de guiar e orientar o desenvolvimento dos bebês atividades pedagógicas de maior qualidade que considerem, de fato, o direito ao brincar e tenham como eixo integrador Brincar e Interagir em sua organização do trabalho pedagógico. Com o objetivo de dar visibilidade ao brincar infantil, direito das crianças e eixo estruturante das práticas pedagógicas da Educação Infantil, e principalmente no contexto de educação remota. Percebeu-se a necessidade de dá atenção à Lei Federal nº 13257/16 ,  que estabelece princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano, SEEDF, por meio da Subsecretaria de Educação Básica, propôs a implementação desse projeto, com a instituição e Lançamento do Caderno Guia do Brincar, como direito dos bebês e das crianças, e a Semana Distrital Brincar no mês de maio, em alusão ao Dia Internacional do Brincar,  reconhecido pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e celebrado em mais de 40 países.

Portanto, abaixo especificamos o cronograma de lançamento do projeto:

Ação Data
1º  Webinar de lançamento do Projeto e Caderno Guia 12/05 às 14h30 Canal Youtube: EducaDF
2º  Webinar do Projeto 11/08 às 14h30 Canal Youtube: EducaDF
Semana Distrital do Brincar 24/05 a 28/05 em todas as escolas da rede públicas
Semana Distrital da Educação Infantil  23/08 a 27/08 em todas as escolas da rede pública

Projeto Alimentação na Educação Infantil: mais que cuidar, educar, brincar e interagir.

O que é? O Projeto Alimentação na Educação Infantil: mais que cuidar, educar, brincar e interagir, proposto pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), inicialmente, teve como finalidade tratar da prática do autosservimento com o intuito de proporcionar às crianças a oportunidade de se tornarem mais ativas no ato de alimentar-se, como uma possibilidade de contribuir para o desenvolvimento da autonomia infantil. Como forma de fomento à alimentação saudável e atendendo às recomendações higiênico sanitárias, ocorreu a troca dos utensílios da merenda escolar de plástico por vidro e inox, bem como momentos de formação para proporcionar a reflexão de toda a comunidade escolar da necessidade dessa troca. Dando continuidade às ações iniciadas no projeto, a Diretoria de Educação Infantil tem como objetivo a ressignificação das práticas que envolvem a alimentação escolar, bem como ampliar a compreensão sobre a importância dos bons hábitos alimentares, não apenas na instituição educativa, mas sobretudo, no contexto familiar e social das crianças.

Casa Civil do Distrito Federal - CACI
Palácio do Buriti,Zona Cívico-Administrativa, Praça do Buriti, Brasília – DF, CEP 70075-900.